Inteligência

Inteligência, combate à fraude e segurança pública

 

Inteligência e combate à fraude

Com mais de 40 agências de inteligência instaladas no Brasil e nos Estados Unidos, a Via Appia vem aperfeiçoando seus produtos e serviços desde 1993. A equipe totalmente especializada em softwares voltados à área compreende técnicos de TI, especialistas da Ciência da Informação com conhecimentos sólidos em ontologias e vocabulários técnicos. A capacidade da equipe e a qualidade dos produtos vêm garantindo a satisfação dos clientes. Entre os clientes, pode-se enumerar a aplicação das soluções da Via Appia em combate a crimes cibernéticos, combate à fraude e combate à lavagem de dinheiro. Saiba mais sobre o appliance Search-in-a-box.


Solução integrada Search-in-a-box

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A Via Appia fornece produtos de software que podem ser integrados e instalados na infraestrutura própria do cliente. Não existe interdependência entre os módulos, permitindo que o cliente escolha seus blocos de montagem da solução demandada. A Via Appia desenvolveu um appliance de inteligência denominado Search-in-a-box que, de forma mais direta e efetiva, também permite a criação de uma solução própria do usuário, mas com ganho de tempo e economia de recursos. De qualquer forma, o mais importante é que o usuário tem o poder de partir de uma simples busca, proceder a exame de informações utilizando de ontologias e semântica avançada, passando por análise de vínculos, chegando até o uso de estatísticas, análise preditiva, gerenciamento de casos e criação de dashboards. Saiba mais sobre o appliance Search-in-a-box.


TheXML: vocabulários técnicos e ontologias

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Quando a droga cocaína é pesquisada por um investigador utilizando-se de ferramentas convencionais, o resultado obtido são informações que contêm a palavra chave cocaína. As soluções da Via Appia vão muito além das pesquisas por palavra chave e promovem a busca pelo conceito. Exemplificando de uma forma muito primária, é possível ensinar à solução que cocaína é uma droga, que também tem sinônimos como talco e pó, que também tem termos mais específicos que são, por exemplo, as substâncias utilizadas no refino da droga. Assim, se o investigador submete a mesma pesquisa por cocaína, poderá encontrar pessoas falando sobre éter etílico que, naquele contexto, tem grandes chances de ser uma conversa sobre o refino da droga. Este exemplo, apesar de muito simples, dá uma ideia de como inúmeros conceitos podem ser criados para fazer a busca não da palavra, mas do que ela significa. Se o usuário exemplificado não possuísse o conceito de cocaína, jamais conseguiria recuperar as informações dos indivíduos que discutiam sobre o refino. Esse conceito vale para todos os domínios do conhecimento. É importante salientar que no caso do investigador, nem o termo cocaína e muito menos seus sinônimos estavam presentes na informação que continha a discussão sobre refino da cocaína. O módulo responsável pela criação, teste e manutenção de ontologias é o TheXML, acrônimo para Thesaurus XML, foi criado em 1994 e veio sendo aperfeiçoado e migrado sempre para as plataformas mais modernas. O TheXML, mantendo não somente a Ontologia e Thesaurus, permite a criação e manutenção dos mais diversos tipos de dicionários técnicos utilizados nas áreas de pesquisa em geral, bibliotecas e agências de inteligência, segue a orientação das normas ISO 25.964-1 e 25.965-2. Nesse sentido, abrangia também todas as antigas normas que, no entanto, foram revogadas no advento do lançamento das ISO’s citadas.  Saiba mais sobre o appliance Search-in-a-box.


Computação cognitiva

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SEARCH-IN-A-BOX 

 COMPUTAÇÃO COGNITIVA 

 

Hoje a tecnologia que se baseia na computação cognitiva é um dos maiores desafios de fornecedores e clientes. Enquanto a era da semântica e até mesmo pré-cognitiva ainda não atingiu sua maturidade, grandes fornecedores de software investiram pesado na criação e comercialização de API’s com funcionalidades cognitivas específicas que podem ser montadas como peças de lego para criar soluções complexas e completas. Análise de sentimento, diálogo em linguagem natural, apoio à descoberta de relacionamentos e muitas outras, são exemplos do que o cliente pode ter ao seu alcance. A ideia é que o computador chegue o mais próximo possível da forma dos seres humanos pensarem e raciocinarem. A Via Appia trabalha em parceria com a IBM para a utilização da plataforma cognitiva Bluemix, permitindo ao cliente experimentar o mais moderno e integrado conjunto de API’s do mercado internacional. Pioneira na plataforma Watson no Brasil, a Via Appia conta com equipe treinada para criar e manter soluções utilizando a Bluemix. O acesso do cliente a esta plataforma tem um custo efetivo muito baixo. O usuário paga sob demanda, ou seja, só paga pelas chamadas que fez às APIs, e os valores são extremamente competitivos. Saiba mais sobre o appliance Search-in-a-box e sobre computação cognitiva.